Qual o segredo para conseguir uma boa nota no ENEM?

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova de extrema importância no Brasil, pois através da nota do ENEM o aluno pode conseguir diversas oportunidades de estudo.

Através da nota do ENEM é possível ingressar em uma universidade pública pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada) e em faculdades privadas através do Pro-Uni, um programa que concede bolsas parciais e integrais para estudantes que fizeram a prova do ENEM e tiveram uma boa nota.

O ENEM também pode ser utilizado como comprovação do ensino médio em casos específicos e também através da nota do ENEM é possível identificar qual o seu desempenho das disciplinas requeridas pelo ensino médio.

O exame tem duração de dois dias, sendo aplicado geralmente em dois domingos seguidos, são um total de 180 questões, 90 questões em um dia e mais 90 questões no outro dia e uma redação.

nota no ENEM
Fonte: Istoé

As questões são divididas em 45 questões de ciências exatas, 45 questões de ciências humanas, 45 questões de ciências biológicas, 45 questões de linguagens, códigos e mais uma redação dissertativa.

A nota do ENEM pode chegar a 1000 pontos em cada área, é importante focar em tirar uma boa nota para poder conseguir uma oportunidade boa de estudo, ter uma média acima de 500 é pré requisito para diversas universidades.

As inscrições geralmente são abertas no mês de maio, a aplicação das provas são feitas no mês de novembro, e a nota do ENEM geralmente é divulgada no mês de janeiro. 

As inscrições para as bolsas e programas de inserção em universidades públicas e privadas geralmente se iniciam após a divulgação da nota do ENEM no mês de janeiro, para o ingresso do aluno no mês de fevereiro.

Mas, como ter um bom desempenho e uma boa nota no ENEM? Estamos aqui com dicas imperdíveis para ajudá-lo(a) a conquistar uma boa nota no ENEM e a chance de ingressar no mundo universitário.

Dica: Faça sua graduação na FMU. Conheça agora os cursos https://fmu.minhagraduacao.com.br/

Dicas para conseguir uma boa nota no ENEM

  • Pratique Redações: É isso mesmo, comece já a praticar a escrita e redações, faça redações de diversos temas, busque dicas de técnicas de redação e de escrita. 

Faça redações com temas diferentes, atualmente na internet existem diversos vídeos e sites que podem te dar várias dicas de técnicas para um bom desempenho nas redações do ENEM.

  • Resolva simulados: Busque por provas passadas do ENEM, de preferência as últimas edições, ou busque por simulados do ENEM para resolver. 

Isso vai fazer com que você entenda o estilo de prova e lhe dará noção de como são as questões, além de te mostrar quais são seus principais erros e lhe dar maior confiança na hora da prova.

Ao resolver simulados você poderá ter noção também de quanto tempo você gasta por questão, isso pode te ajudar a se organizar com o tempo na prova.

  • Crie um cronograma de estudo: Ser organizado no momento de estudar para a prova é de extrema importância. Portanto, crie um cronograma de estudos, organizando todas as disciplinas que precisam ser estudadas.

Ao montar seu cronograma de estudos não esqueça de intercalar as disciplinas para estudo, não deixar de lado as disciplinas que talvez você não tenha tanto interesse e não esqueça de fazer uma pausa para descansar.

Existem diversas dicas na internet de como fazer um cronograma interessante de estudos.

nota no ENEM
Fonte: CampoFormosoNotícias
  • Se atualize sempre: Estar atualizado é um grande passo para ter uma boa nota do ENEM. 

Sempre busque por notícias no país e no exterior, fique a par dos principais acontecimentos e busque entender o porquê do acontecimento das principais notícias.

  • Faça resumos: Um resumo de estudo pode te ajudar a se organizar nos estudos durante o ano e a relembrar conteúdos passados, afinal é difícil guardar toda a matéria na mente né?

Crie um resumo que facilite sua vida na hora de revisar um conteúdo já estudado e te ajude a focar na nota do ENEM.

  • Tente se controlar emocionalmente: É muito comum os alunos ficarem nervosos na hora da prova. Tente controlar a ansiedade e o nervosismo, isso pode afetar diretamente o seu desempenho na prova e a sua nota do ENEM.

Ficar nervoso é comum, mas pode fazer você esquecer parte do conteúdo que você estudou além de causar bloqueios ao tentar resolver a prova.

Busque formas e dicas que possam te deixar mais calmo para a resolução da prova.

  • Nada de revisar tudo um dia antes: Na véspera da prova é um momento para relaxar e se preparar emocionalmente e fisicamente para a prova, que tem duração de 5 a 6 horas por dia.

Foque em relaxar no dia antes, durma cedo e se alimente bem. Leve uma barrinha de cereal e uma água no dia da prova e faça a prova com calma.

Não perca muito tempo tentando resolver questões que está com dificuldades, isso pode te deixar nervoso(a) e atrapalhar a resolver outras questões mais simples.

Lembre-se de não fazer o seguinte

É importante saber que a nota do ENEM pode determinar o curso da sua carreira. Não deixe de se preparar para esse momento. Por isso nossa dica é não deixar os estudos para o último momento.

Comece a estudar com calma enquanto ainda estamos no início do ano. 

Não deixe para estudar tudo na véspera na prova, isso não irá ajudar em nada e lhe deixará ansioso(a) e frustrado(a).

E não deixe de pedir e buscar por dicas de formas de estudo, simulados e praticar redações.

A nota do ENEM é um leque de possibilidade, torcemos pelo seu melhor desempenho.

Caso tenha dúvidas, deixe nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *